24 de ago. de 2009

Ementas IV: 2 Discip ( " Identidade coletiva, gênero e educação // "Relações de gênero e educação escolar"



NOME DA DISCIPLINA:

Identidade coletiva, gênero e educação

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:Estado, Educação e Sociedade

Nº DA ÁREA:

48134

DURAÇÃO EM SEMANAS:

15

Nº DE CRÉDITOS:

8



DOCENTE RESPONSÁVEL:

Cláudia Pereira Vianna

EMENTA:

O curso visa oferecer subsídios para a compreensão das teorias sobre identidade coletiva na intersecção com as relações de gênero e com a educação, problematizando as principais abordagens teóricas e as possibilidades de pesquisas na área da educação sob essa perspectiva de análise.

PROGRAMA

OBJETIVOS:Propiciar a alunas e alunos elementos para: compreender o gênero e a identidade coletiva enquanto categorias teóricas de análise; explorar suas diferentes abordagens nas pesquisas educacionais e articular o conceito de identidade coletiva com as temáticas pertinentes às relações de gênero na análise da ação coletiva docente.

JUSTIFICATIVA:Tradicionalmente, o foco privilegiado no uso do conceito de identidade recebeu grande influência da psicologia e sua decorrente centralização na produção da identidade individual. A discussão sobre identidade docente também apoiou-se nessa ótica individualizada de análise, sem discutir a construção da identidade coletiva, um dos vértices importantes para a constituição dos movimentos sociais e da organização docente. Além disso, a discussão dessa temática quase não tem incorporado as possíveis contribuições da perspectiva que se apoia nas relações de gênero.

Assim, esse curso procura apresentar algumas alternativas de análise que visem a intersecção entre identidade coletiva, relações de gênero e educação, bem como contribuir para a utilização do conceito de identidade coletiva nas futuras pesquisas sobre educação e organização docente.

Dessa forma, a perspectiva nele privilegiada contribui para compreendermos as possibilidades e os limites das ações coletivas, em especial nas suas dimensões que remetem às diferenças e preconceitos de gênero que muitas vezes caracterizam a identidade coletiva docente.

CONTEÚDO:1. Recortes teóricos do conceito de identidade: abordagens não sociais do ator; teorias do comportamento coletivo; teorias de movimento social e teorias da ação coletiva.

2. Rumo ao conceito de identidade coletiva: as contribuições de Alberto Melucci.

3. Identificar x diferir?: pistas para a constituição de identidades coletivas

4. Identidade e gênero: do sexo à construção social das relações de gênero.

5. Identidade docente e relações de gênero.

6. Diferenças e preconceitos de gênero na escola: desafios para possíveis ações coletivas.

FORMAS DE AVALIAÇÃO:O processo de avaliação levará em consideração a freqüência e a elaboração de trabalho a ser entregue ao término do curso, o qual deverá conter uma reflexão teórica sobre a temática da pesquisa desenvolvida pela/o pós-graduanda/o, tendo por base o conteúdo abordado durante o curso.

BIBLIOGRAFIA:

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NOME DA DISCIPLINA:

Relações de gênero e educação escolar




Nº DE CRÉDITOS:

8

DOCENTE RESPONSÁVEL (nome e nº USP)

Marília Pinto de Carvalho

EMENTA: O curso visa a proporcionar aos alunos conhecimento sobre as teorias de gênero e os debates em curso nesse campo no âmbito da Sociologia da Educação, ao lado de informações empíricas sobre as relações sociais de gênero na educação brasileira atual, em especial na educação escolar, com vistas à utilização desta categoria de análise em suas próprias pesquisas.

PROGRAMA

OBJETIVOS: Oferecer aos alunos condições de utilizar o gênero como categoria teórica em suas próprias análises e pesquisas por meio de: 1) instrumentais teóricos para compreender o gênero e seu potencial de análise nas pesquisas em sociologia da educação, tendo em vista sua complexa articulação com outras formas de desigualdade social, tais como as hierarquias de classe e raça/etnia; 2) informações empíricas sobre as relações sociais de gênero na educação brasileira atual, em especial na educação escolar; 3) debates sobre as diferentes apropriações do gênero em pesquisas educacionais brasileiras recentes, particularmente no campo da sociologia da educação.

JUSTIFICATIVA: Os estudos de gênero têm se desenvolvido no Brasil pelo menos desde os anos 80, constituindo-se hoje num campo já consolidado de pesquisa e elaboração de conhecimentos sobre a sociedade brasileira e dispondo de extenso arsenal teórico. Contudo, na área da sociologia da educação, a presença de estudos que utilizem o gênero como categoria de análise ainda é pequena e marcada por um frágil aprofundamento teórico. Essa disciplina visa, assim, contribuir na superação dessas lacunas, levando os alunos a transitarem na interface entre os estudos educacionais e os estudos de gênero, numa perspectiva sociológica.

CONTEÚDO:

1) As diferentes abordagens teóricas do gênero: teorias universalistas; teorias da diferença; teorias pós-estruturalistas; articulações entre desigualdades de gênero, classe e raça/etnia.

2) A educação brasileira hoje e as relações sociais de gênero: estatísticas educacionais por sexo e raça/etnia; a escola e as desigualdades de gênero; gênero e trabalho docente; gênero e infância.

3) Usos e abusos do gênero na pesquisa educacional: a produção acadêmica brasileira na interface entre gênero e educação; discussão de trabalhos recentes da sociologia da educação no Brasil e sua utilização do gênero como categoria de análise.

FORMAS DE AVALIAÇÃO: seminários, resenhas das leituras obrigatórias e monografia de síntese.

BIBLIOGRAFIA:

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